sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Recognição visuográfica de local de crime pode se tornar obrigatória


Projeto exige imediata reconstituição de local do crime
Da Agência Câmara
"Em virtude da eficácia da recognição visuográfica, o método deve ser adotado por outros estados", defende Oliveira. (Foto: Rodolfo Stuckert/Ag. Câmara)
A Câmara analisa o Projeto de Lei 6650/09, do deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), que torna obrigatória a recognição visuográfica do local do crime – método pelo qual se reconstitui a cena do crime, juntando os fragmentos ali encontrados. A recognição visuográfica torna possível materializar indícios e provas dos delitos, por intermédio de imagens e fotos do lugar onde ocorreu a infração penal.
A proposta, que altera o Código de Processo Penal (Lei 3.689/41), determina que a autoridade policial deverá realizar o procedimento assim que tiver conhecimento do fato.
“Trata-se de método complexo de investigação criminal, envolvendo conhecimentos de várias ciências afins que se interligam na base das diligências”, explica o autor do projeto.
Oliveira informa que o método foi desenvolvido pelo Delegado Marco Antônio Desgualdo e utilizado com sucesso pelo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil paulista. Na avaliação do deputado, o sistema pode ser útil para desvendar todo tipo de ação criminosa, não apenas os crimes contra a vida.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:
PL-6650/2009
Faça aqui o download do livro ‘Recognição Visuográfica e a Lógica na Investigação Criminal’, de autoria do Dr. Marco Antônio Desgualdo.

Extraído do Blog do Delegado
http://blogdodelegado.wordpress.com/2010/02/12/recognicao-visuografica-de-local-de-crime-pode-se-tornar-obrigatoria/

Nenhum comentário: