segunda-feira, 3 de agosto de 2009

PROJETO POLÍCIA CIVIL COMUNITÁRIA NO MUNICÍPIO DE SABINO-SP


















A Polícia Civil da cidade de Sabino, com o apoio da Delegacia Seccional de Polícia de Lins, implantou o projeto Polícia Civil Comunitária.
De acordo com o delegado de polícia de Sabino, Higor Vinicius Nogueira Jorge, “o projeto Polícia Civil Comunitária tem a finalidade de aproximar a população da Polícia Civil, oferecer um melhor atendimento ao cidadão e fazer com que a sociedade civil colabore, com informações, denúncias anônimas, sugestões e críticas. O projeto busca criar um novo paradigma na relação entre polícia e comunidade e estimular a participação popular na gestão da segurança pública do município”.
Dentre as medidas adotadas uma delas foi a instalação de caixas coletoras de informações pelo município para que a população colabore com denúncias anônimas, sugestões e críticas ao trabalho policial.


As caixas coletoras foram instaladas nos seguintes estabelecimentos: Banco Nossa Caixa, Supermercado Carnevalli, Padaria Gury, Mercado Yasmin Grid, Mercado Dia Todo Todo Dia, Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores, Escola Estadual João Candido Fernando Filho, Madeireira Xingu, Drogaria Sabino e Centro de Saúde.


Foram afixados cartazes por toda a cidade visando estimular a aproximação da sociedade com a polícia. Os cartazes incitam a utilização das caixas coletoras e também fornecem e-mail para que sejam enviadas, via internet, informações visando auxiliar o trabalho investigativo da Polícia Civil. Também se passou a difundir e estimular a realização de denúncias anônimas pelo telefone da unidade policial e pelo telefone 197 que é o Disque Denúncia da Polícia Civil.




Toda a semana os policiais civis de Sabino visitam os estabelecimentos que estiverem com as caixas e recolhem as informações colocadas no interior das mesmas. Depois é realizada uma reunião para analisar as informações e aquelas consideradas de natureza criminal são devidamente investigadas pelos policiais, com a colaboração do Centro de Inteligência Policial da Delegacia Seccional de Polícia de Lins. Um carro de som percorreu o município divulgando pela cidade frases sobre a importância de se fazer denúncias anônimas, críticas e sugestões nas caixas coletoras.
Também os policiais civis tornaram freqüentes visitas nas escolas, estabelecimentos comerciais e residências visando uma melhor aproximação com a sociedade e demonstrando presença constante no cotidiano das pessoas, sempre com a finalidade de prestar o serviço público da melhor forma possível, com o respeito e a confiança de todos.


Foram agendadas para o mês de agosto palestras na escola, primeiramente com os pais e em um momento seguinte com os jovens, visando disseminar as conseqüências proporcionadas pelas drogas lícitas e ilícitas e distribuir texto sobre os seus malefícios. Também foram organizadas para o mesmo período atividades com os alunos.
Pretende-se organizar visitas dos alunos a delegacia de polícia do município para que conheçam melhor a unidade policial, os policiais civis e as principais atividades desenvolvidas pela polícia.
O projeto Polícia Civil Comunitária buscou também estimular reuniões do Conselho de Segurança (CONSEG) e no dia 28 de julho de 2009, de acordo com o delegado Higor Vinicius Nogueira Jorge, “foi realizada uma reunião entre os policiais civis do município, prefeito municipal, presidente da Câmara, demais vereadores, sargento da Polícia Militar, membros do Conselho de Segurança (CONSEG) e representantes da sociedade civil. Na reunião discutiu-se a importância de cada cidadão colaborar com a polícia, as principais causas da criminalidade e foram apresentadas sugestões pela população visando tornar o trabalho da polícia mais eficiente”. Essa reunião foi divulgada por intermédio de carro de som que circulou por todo o município.
Buscou-se estreitar os vínculos entre os policiais civis de Sabino e de outros municípios por intermédio de eventos visando reunir os mesmos.
Tem se buscado também oferecer respaldo teórico para os policiais civis de Sabino sobre o que significa a aplicação da filosofia de polícia comunitária na atuação da Polícia Civil.
Depois de pouco mais de três meses que o projeto Polícia Civil Comunitária foi implantado no município de Sabino pode-se observar grande aceitação pela população, que tem procurado colaborar mais com o trabalho da polícia, bem como tem entendido as dificuldades que a polícia enfrenta e a necessidade de cada cidadão fazer sua parte na prevenção ao crime. Também houve um aumento no volume de informações prestadas pela população e nas prisões em flagrante delito realizadas pela Polícia Civil.