quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

POLÍCIA CIVIL IMPLANTA PROJETO DE POLÍCIA COMUNITÁRIA EM SANTANA DA PONTE PENSA

Os policiais civis de Santana da Ponte Pensa, no dia 12 de janeiro de 2009, realizaram reunião com a população do município e lançaram o Projeto Polícia Civil Comunitária.
A reunião contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre autoridades, funcionários públicos, comerciantes e moradores da cidade e da zona rural.
Conforme informações prestadas pelo delegado de polícia de Santana, Higor Vinicius Nogueira Jorge, o projeto foi elaborado pelos policiais civis do município com a participação da população e da Delegacia Seccional de Polícia de Jales e teve a finalidade de apresentar um modelo de segurança pública baseado na aproximação entre a polícia e a comunidade.

De acordo com Higor Jorge, pretende-se com o projeto diagnosticar os principais problemas criminais que afligem a comunidade, planejar uma atuação pró-ativa, estimular a participação efetiva da população na gestão da segurança pública, a criação de um sistema de prevenção social do crime e que haja um aumento das informações prestadas pela população.
O projeto conta com a participação da Polícia Militar, Conselho de Segurança Comunitária (CONSEG), Escola Estadual Domingos Donato Rivelli, Prefeitura Municipal, sociedade civil e outras entidades públicas e privadas e consiste em quinze ações que serão implementadas no decorrer do ano.
Dentre elas o delegado destacou a distribuição de caixas pela cidade para que a população colabore com denúncias anônimas e sugestões, semanalmente as informações serão recolhidas pelos policiais em conjunto.
Outra ação será feita para estimular um melhor contato entre as pessoas que possuem propriedades rurais, principalmente se perceberam algum movimento suspeito. Ocorrerá reunião com eles e a distribuição de texto com dicas de segurança nas propriedades rurais

Será realizada ação para combater a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e reunião com os proprietários de estabelecimentos que promovam o comércio dessas bebidas. Na reunião pretende-se distribuir cartazes contra a venda de bebidas alcoólicas para menores e orientar sobre o crime de vender essas bebidas para menores e a contravenção penal de vender para pessoas com problemas mentais ou que estejam em estado de embriaguez.

Pretende-se fazer um trabalho de identificação de crianças e adolescentes em situação de risco em conjunto com a Polícia Militar e Conselho Tutelar. Os pais desses menores serão orientados pelos membros do Conselho Tutelar e pelos policiais.

Outra medida será a ocupação dos espaços ociosos da Unidade Policial. Atualmente a prefeitura oferece um curso de pintura na Delegacia e pretende-se disponibilizar o local para mais projetos.


Os policiais estão organizando palestras sobre drogas em diversos estabelecimentos, principalmente na escola. A idéia é inicialmente fazer a palestra para pais e professores e ao final fazer com que saiam com o compromisso de discutirem o tema em casa e na escola. Depois de algumas semanas os policiais civis realizarão a palestra para os alunos e será feito concurso de redações e desenhos contra as drogas.



Haverá a distribuição de um texto com perguntas e respostas sobre drogas e os alunos serão levados para conhecer a Delegacia e o serviço prestado pelos policiais civis.

Será realizado mapeamento da criminalidade e a análise conjunta das estatísticas criminais do município visando direcionar a atuação dos policiais.

Foram feitas reuniões entre os policiais civis para discussão da filosofia de polícia comunitária com a finalidade de incrementar o projeto.


Um comentário:

Driele de Oliveira Maschio disse...

Olá, Higor!
Se lembra de mim?
Parabéns pela iniciativa. Achei ótimo o projeto de aproximar a população à polícia. Espero que obtenham ótimos resultados.
Abraços,
Driele